RioSolidario levou as alunas para a exibição do filme A Flauta Mágica, no Cine Odeon

_MG_2016

As mulheres integrantes do Curso de Bordado e Customização do programa Comunidade em Ação, no Morro São João, participaram do Festival Ópera na Tela, realizado, nesta quinta-feira (16/11), no Cine Odeon. Na tela do cinema, o filme A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart.

A atividade cultural foi um convite da Bonfim Audiovisual , uma das responsáveis pelo Ópera na Tela, que é um festival audiovisual especialmente dedicado ao gênero da ópera.  Anualmente são exibidos 13 títulos representantes do melhor das temporadas europeias recentes, tornando acessíveis ao público brasileiro o que há de mais atual na produção lírica mundial.

De acordo com o coordenador do programa Comunidade em Ação, Júlio Fonseca, a atividade cultural contribui para a integração e lazer das integrante do curso de Bordado:

– É importante porque proporciona o acesso à cultura e é um bom momento para descontração.  Muitas delas não conseguem ter um momento como esse com seus familiares, já que os filhos, já crescidos, procuram outras companhias e seus companheiros estão ocupados exercendo atividades remuneradas.

Para Aidê  Martins, 67 anos, uma das integrantes do curso de borbado, a experiência foi única e a  explicação feita pelo Maestro Ricardo Prado, especialista em educação musical, sobre o gênero musical e obra exibida,  foi praticamente uma “mini-aula sobre ópera”:

– Foi ótimo, gostei muito do que foi apresentado. Sobre sabedoria, amor, tudo.  A explicação do maestro foi muito importante pra gente entender o que ia ser mostrado, ficou mais fácil.

Quem também ficou encantada com a apresentação foi  a aposentada, Isabel Cataldi:

– Foi muito bom. Já estive no teatro Municipal, quando ganhei convite, e gostei de ópera. Gostei muito da peça, superou minhas expectativas. Foi maravilhoso, principalmente, na parte das crianças, pois jamais imaginaria que os leões e ursos eram crianças – pontou.

 

Foto: André Gomes de Melo