Jovens que cumprem medidas socioeducativas participaram de mais uma turma do programa Casa Futuro Agora

Formatura do Degase - 06-10-2016 - Foto - Marcia Costa

Adolescentes em conflito com a lei do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), na Ilha do Governador, participaram de mais uma turma do programa Casa Futuro Agora e completaram o curso de produção audiovisual. Alguns jovens também tiveram aulas de Técnica de Vendas e Pizzaiolo, oferecidas no Degase. Ao todo, 60 alunos se formaram, na quinta-feira (06/10), em cursos de iniciação profissional, dando um importante passo para novas e futuras oportunidades.

O curso de produção audiovisual, realizado pela Cidadela, busca colaborar com o desenvolvimento do pensamento crítico, do diálogo, do registro sobre identidade e cultura e da criatividade e expressão artística. A oficina é dividida em cinco módulos: o roteiro e a montagem; a direção, o roteiro e a montagem; o som, o roteiro e a montagem; a direção de fotografia, o roteiro e a montagem; a produção, o roteiro e a montagem.

As Casas Futuro Agora oferecem também cursos de inglês EnglishWorks, poesia da Casa Poema e informática, com a Redeh, em outras 11 unidades espalhadas por comunidades do Rio de Janeiro.

– Nosso objetivo é qualificar e ampliar a visão dos jovens sobre o mundo do trabalho. Para isso, escolhemos cursos modernos que possibilitem essa oportunidade. O mercado audiovisual, por exemplo, está crescendo cada vez mais – explicou Luiza Teixeira, coordenadora do programa.

Durante a formatura, George Fox, da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) do Degase, destacou o esforço dos adolescentes que foram até o fim para concluir esse projeto, aproveitando ao máximo as oportunidades oferecidas.

Na unidade do Degase são ofertados, ainda, cursos de Copa e Cozinha, Auxiliar Administrativo, além de atividades esportivas.

– Cada adolescente que faz um curso desses está em busca de novas oportunidades para sua vida – disse o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Sobre o projeto Casa Futuro Agora

O Casa Futuro Agora é fruto da parceria entre o RioSolidario, a Cedae e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ). A iniciativa é financiada com recursos de indenização trabalhista paga pela Cedae em Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo MPT-RJ contra a companhia.

Oficina de grafite

Além dos cursos de iniciação profissional, os adolescentes do Degase participam de outras atividades. Uma delas foi com o grafiteiro Tomaz Viana, conhecido como Toz, que atendeu a um convite da TV Degase para colorir o espaço onde acontecem as aulas de audiovisual. Durante dois dias, os jovens viram o artista elaborar seus desenhos e aprenderam algumas técnicas de grafite.

Toz é baiano e já teve seu trabalho exposto na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Suíça; na França e em diversas capitais do Brasil. Enquanto desenhava seu principal personagem, o “Vendedor de Alegria”, o artista comentou sobre sua visita ao Degase e participação “na vida dos adolescentes de uma forma diferente, trazendo um mundo com cores e oportunidades”.

Os bastidores desta ação foram filmados pelos alunos da TV Degase e, como parte do conteúdo da oficina, os jovens editarão e transformarão em um programa, que deve ser veiculado no Canal Futura, TV Alerj e no canal da TV Degase no YouTube.

Texto: Fabiane Moreira e Secretaria de Estado de Educação

Fotos: Marcia Costa