Projeto Dupla Escola enfrentou o desafio da adequação á educação a distância

Projeto Dupla Escola enfrentou o desafio da adequação á educação a distância (Crédito: André Gomes de Melo)

O ano de 2020 foi muito desafiador para todos no projeto Dupla Escola, mas o saldo final foi satisfatório, com resultados positivos.

Os parceiros SENAI e SEEDUC tiveram de se adequar ao modelo de ensino a distancia, enquanto os alunos precisaram de uma dose extra de disciplina para assistir às aulas e dar conta dos compromissos escolares estudando em casa.

Muitos foram os desafios com falta de conexão à internet e, em alguns casos, a falta de computador ou dispositivo eletrônico para acesso ao conteúdo transmitido. Como forma de resolver essas dificuldades, os alunos tiveram acesso, além das aulas virtuais por meio do Google Classroom, a material didático impresso e conteúdo pedagógico via TV (Canal Futura).

A PSA, garantiu que as palestras que eles realizaram durante o ano presencialmente também fosse reformulada para apresentações online.

No final do ano os alunos concluintes do 3° ano do ensino médio demonstram seus conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso desenvolvendo projetos apresentados por meio da plataforma INOVA SENAI e avaliados por uma banca composta por professores. Essa estratégia permitiu formar vários alunos em pleno ano de pandemia.

Para 2021, mesmo com a expectativa para a volta as aulas presenciais, a SEEDUC está lançando um aplicativo chamado “Apllique-se”, que disponibilizará videoaulas, podcasts e o recurso Google Classroom, contando também com material escrito e tutoria presencial pelo menos uma vez por semana para os alunos sem acesso ao aplicativo.

As alternativas encontradas por meio da tecnologia diante de um ano atípico e a readequação do ensino foram os grandes aprendizados de 2020, permitindo à equipe Dupla Escola ter a confiança para se mobilizar tanto para a volta as aulas presenciais como para o processo de ensino-aprendizagem totalmente online.

No próximo dia 23 de fevereiro será realizada a formatura dos alunos que concluíram o ensino médio. Acompanhe em nosso Instagram @riosolidario!