Vinte e três alunos do projeto, apoiado pelo RioSolidario, se apresentaram com Ryu Goto

Ação Social Pela Música

Vinte e três alunos do projeto Ação Social Pela Música do Brasil (ASMB), apoiado pelo RioSolidario, receberam, nesta segunda-feira (19/10), a visita do violinista japonês Ryu Goto, que está no Brasil pela primeira vez para uma turnê. Durante o encontro, que aconteceu na Associação de Moradores do Morro Chapéu-Mangueira, no Leme, os jovens tiveram a oportunidade de assistir à apresentação do músico e de tocar junto com ele o primeiro movimento da Primavera, de As Quatro Estações, de Antônio Vivaldi.

– O ensaio de música é uma boa maneira de oferecer um direcionamento a esses jovens, especialmente aos que vivem em comunidades carentes. Foi ótimo poder tocar aqui ao ar livre, com as pessoas que moram nas redondezas ouvindo. Hoje, vi estudantes muito dedicados, motivados, tocando música de alto nível – disse Ryu, de 27 anos, músico desde os 7.

Há quatro anos aprendendo violino no projeto, Gabriel de Jesus da Paixão, de 14 anos, foi o solista de uma das músicas apresentadas. Para ele, poder tocar com o japonês foi a realização de um sonho.

– Há algum tempo, estava procurando na internet vídeos com apresentações de grandes violinistas e vi o Ryu tocando. Quando soube que ele vinha nos visitar, fiquei muito ansioso. Acho que a vinda dele foi muito importante para gente, vai nos dar um impulso pra continuar a aprender. Foi super emocionante – comemorou Gabriel, que participa do projeto no núcleo do Complexo do Alemão, onde mora.

940 alunos atendidos

A Ação Social Pela Música do Brasil possui outros três núcleos no Rio de Janeiro – Cidade de Deus, Chapéu-Mangueira e Complexo da Tijuca – e atende 940 alunos de 19 comunidades pacificadas.

– O Consulado do Japão nos procurou propondo a visita do Ryu e ficamos muito satisfeitos com isso. Sabemos que ele gosta de visitar projetos sociais nos países por onde passa e topamos na hora. Além de virtuose, ele é um gênio. É físico formado pela Universidade de Harvard e faixa preta de caratê. Acho que os jovens ficarão ainda mais instigados e motivados daqui pra frente – disse a coordenadora da ASMB, Fiorella Solares.

O maestro Giuseppe Laucas rege alunos da ASMB há cerca de cinco meses e acredita que o projeto ajuda a dar um encaminhamento profissional e traz uma valorização e realização pessoal aos jovens.

– Hoje, tivemos uma grande celebração da música, uma festa emocionante. Durante a preparação para este dia, teve muito nervosismo da parte dos alunos, mas foi lindo. Para mim, foi uma honra poder reger o Ryu e, para eles, uma felicidade tocar com seu ídolo. Ele é muito simples, foi no ritmo dos jovens. É daquelas oportunidades que acontecem uma vez na vida – ressaltou o maestro.

Na próxima quarta-feira (21/10), Ryu Goto fará uma apresentação na Sala Cecília Meireles por conta das comemorações pelos 120 anos de amizade entre Brasil e Japão.

Fotos: André Gomes de Melo