Ação social e educativa na Rocinha

O Sistema Fecomércio RJ levará programas do Sesc e Senac, seus braços educacional e sociocultural, respectivamente, à comunidade da Rocinha. Com o objetivo de promover inclusão social e capacitação profissional, o evento “Base de Ação Social e Educativa – Base S”, que começa amanhã, dia 29 de fevereiro, e segue até o dia 11 de março, das 10h às 18h, promoverá ações sociais e educacionais gratuitas no Complexo Esportivo da comunidade. Serão mais de 20 oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e cerca de 40 atividades socioculturais é recreativas para adultos e crianças.

A iniciativa, que será a primeira de uma série de ações ao longo do ano, está alinhada aos desafios do Mapa Estratégico do Comércio do Rio de Janeiro 2015-2020, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RJ em parceria com a Fundação Getulio Vargas a fim de promover o fortalecimento do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em todo o Estado. “A ação Base S fortalece o nosso compromisso de responsabilidade social. Vivemos o tempo em que empresários e entidades da sociedade civil podem e devem participar com ações concretas para soluções. No Sistema Fecomércio RJ, já trabalhamos com diversas frentes junto à população de baixa renda para alcançar resultados de interesse público. A Fecomércio, o Sesc e o Senac são agentes de inclusão social por meio da qualificação e inserção no mercado de trabalho com a marca de mais de 70% de empregabilidade”, explica Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
Com 15 mil m2 de área total, o Complexo Esportivo da Rocinha deverá receber, durante a semana, cerca de 400 pessoas por dia e mais de 3 mil no fim de semana, totalizando a média de 7 mil pessoas. A expectativa da instituição é alcançar o maior número de pessoas, atingindo a capacidade máxima de 10 mil atendimentos. 0 evento tem a parceria da Secretaria Estadual dê Esporte, Lazer e Juventude e o apoio da ONG Rio Solidário.

Extra.Globo