Circuito reproduz obstáculos enfrentados por pessoas com deficiência

Amanhã (24/09) é o último dia para quem quiser participar da ação Rio Consciente, na Praça XV. O circuito de obstáculos reproduz algumas situações vividas no dia a dia por cadeirantes, cegos e surdos. A iniciativa, que é uma  parceria do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa e o RioSolidario, acontece em frente à estação das barcas, como parte das comemorações pela Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A dona de casa Tatiane Souza, de 26 anos, esteve no primeiro dia da ação, com seu filho Alexsander, de 4 anos, e elogiou a iniciativa.

– A gente passa ao lado de pessoas com deficiência e não se dá conta de toda a dificuldade que elas enfrentam. Agora tenho mais consciência de como ajudar – ressaltou Tatiane.

No percurso, o público passa por alguns desafios, como usar cadeira de rodas, subir rampas, entrar em um táxi não adaptado, ter os olhos vendados. Foi criado o hotsite www.rioconsciente.com.br e a #rioconsciente será postada nas redes sociais. O objetivo é conscientizar a população, governos e instituições sobre a importância da autonomia e do investimento na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.