Emplacando Vidas


Realizado em parceria com o Detran-RJ, o Emplacando Vidas é um programa socioeducativo que tem por objetivo a inclusão social de jovens em situação de risco e vulnerabilidade social. Os educandos realizam o emplacamento de veículos em 23 postos do Detran na região metropolitana e 23 postos no interior do estado, a fim de estimular o convívio e a integração social. Por essa atividade há remuneração com bolsa-auxílio mensal, por quatro horas diárias.

Como complemento na preparação para o mercado de trabalho formal, os educandos frequentam oficinas de cultura, cidadania, relações interpessoais e educação. Os beneficiados são supervisionados por técnicos do RIOSOLIDARIO e acompanhados por estagiários das áreas de serviço social, psicologia e pedagogia. O programa atende 230 jovens, atualmente, e ainda realiza ações como reinserção escolar, uma vez que o critério para permanência no Emplacando Vidas é o regresso à sala de aula.

O encaminhamento para cursos profissionalizantes e para postos de emprego acontece a partir de um convênio com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e parcerias com o Novo DEGASE, 2ª Vara da Infância e Juventude e FIA (Fundação para a Infância e Adolescência).