RioSolidario ajudou no transporte dos donativos ao Abrigo Cristo Redentor, em São Gonçalo

_MG_0432

Na van do RioSolidario com destino a São Gonçalo,  cerca de 300 kgs de alimentos não-perecíveis e muita alegria e empolgação dos passageiros. As integrantes do grupo Convento das Poderosa arrecadaram os alimentos em mais um encontro do grupo. O destino, o Abrigo Cristo Redentor, onde moram 144 idosos atendidos pela instituição.

Além dos alimentos, a maior doação do grupo foi de tempo e atenção para os idosos. Elas levaram salgados e bebidas para um lanche com os abrigados.  O RioSolidario auxiliou no transporte do grupo até a instituição, como explicou a coordenadora do programa de Doações, Mônica Miranda:

– Foi um dia muito especial e emocionante. Não só pela doação dos alimentos arrecadados pelo grupo,  mas pelo carinho dessas mulheres com os idosos.  A solidariedade é isso: cada um ajudando um pouco. Elas se juntaram para conseguir os alimentos e nós ajudamos a levar esta ação de solidariedade a quem precisa  – destacou Mônica.

Segundo Gisele Miguel, uma das organizadoras da ação do Convento das Poderosas, cerca de 100 mulheres participaram do encontro em outubro, no Parque Madureira, que apoia a iniciativa. O objetivo, além do fortalecimento do vínculo com o grupo,  era levar, pelo menos, dois quilos de alimentos e um brinquedo, este último será doado como presente de natal a uma instituição que trata crianças com câncer:

– Foi mais que uma doação de mantimentos. Nós que doamos, recebemos muito mais do que quem recebe. Cada sorriso, cada abraço, cada aperto de mão nos faz ter uma visão diferente da vida. E a parceria com o RioSolidario é de muita importância, facilita nosso acesso, nos indica os locais apropriados, faz o transporte das doações. Só assim conseguimos concretizar nosso projeto e levar um pouquinho de amor a quem precisa – enfatizou Gisele.

A experiência foi muito gratificante para outra integrante do grupo, Fernanda de França:

– Foi algo inexplicável.  Poder ajudar o abrigo do Cristo Redentor foi sensacional. Eu queria abraçar todos os velhinhos. Pensamos, às vezes, que só alimento basta, mas esquecemos que eles precisam de outras coisas também, e carinho é um deles – pontuou Fernanda.

A doação foi muito bem recebida pelos representantes do Abrigo, segundo a responsável pelo setor de Doações, Cynthia Magalhães:

– Ficamos muito felizes. Foi bom por trazerem os alimentos, mas, ainda mais pela atenção e carinho com os idosos. Elas demonstraram o interesse de voltar e isso mostra que nosso trabalho trouxe frutos  – pontuou Cynthia, que reforçou a importância das doações para ajudar o Abrigo.

O Convento das Poderosas é formado por integrantes de um grupo de rede social, criado por um advogado mineiro, com o objetivo de ajuda  mútua entre suas participantes de todo o país.  Do grupo virtual, as mulheres decidiram se reunir e, no caso do Rio de Janeiro, realizar um encontro de cunho social. Os dois encontros foram realizados  no Parque Madureira, que apoia e proporciona toda a estrutura necessária para este importante ato de solidariedade.

 

Texto: Gabriela Hilário

Fotos: André Gomes de Melo